2 de dez de 2010

Quem vence: Arca da Aliança ou Baú da Felicidade?




Por Samuel Rangel Torralbo


Com o escândalo recente do Banco Panamericano, ficou, mas uma vez evidente o cansaço e declínio administrativo do apresentador e empresário Silvio Santos. Desde o ano de 2000, que o SBT vem perdendo audiência, enquanto a Record (Emissora do bispo Edir Macedo) tem assumido definitivamente a posição de segunda emissora mais assistida em todo território brasileiro.

Num primeiro olhar com relação a este fenômeno de declino e ascensão de emissoras televisivas no Brasil, parece ser apenas circunstâncias de mercado, ou administrativas, mas a verdade dos bastidores é que o baú da felicidade (empresa administrada por Silvio Santos), não conseguiu em longo prazo vencer a Arca da aliança (mecanismo religioso de arrecadação de fieis) do bispo Edir Macedo.

Enquanto o Baú da Felicidade dava garantias de diversos produtos domésticos, para todos os clientes fiéis a mensalidade do carnê, a arca da aliança da Igreja da prosperidade, garante que através da fé e do sacrifício (ofertas extravagantes), o fiel (não do carnê, mas das correntes) terá direito ao milagre, benção e prosperidade material.

Como ninguém vence a fé (característica de todo ser humano - mesmo quando equivocada e ludibriada), com o tempo os adeptos da arca da aliança se tornaram desproporcionalmente maiores do que os clientes do baú.

Talvez você esteja perguntando - o que tem haver o baú e a arca com o SBT e a Record? O que tem haver são os modus operandis. A diferença é grotesca, porque, enquanto algumas empresas do grupo Silvio Santos (SBT, Panamericano e outras), quando precisam de crédito, recorrem a bancos e entidades financeiras, a Record e empresas associadas recorrem ao crédito da arca da aliança, sempre disponível através dos depositados realizados sistematicamente pelos fiéis do templo da prosperidade.

Então, como competir de maneira justa com um império que agrega os três principais pilares do poder – fé, política e mídia? Só Deus pode abater algo assim. De modo que, caso Deus não abata esse império, a minha previsão é que os dias da Rede Globo de Televisão, também estão contados, porque ela também não resistirá o poder financeiro existente dentro da arca da aliança.

O meu lamento é observar que no antigo testamento a arca da aliança representava a glória Divina no meio do povo, enquanto que hoje, para a igreja da prosperidade significa a glória humana no meio do povo. Sim, glória humana porque o alvo não é exaltar a glória de Deus, mas antes, os próprios interesses narcisistas, consumistas, materialistas e egoístas disfarçados de sagrados e abençoados.

Não sei como Deus vai julgar tudo isso, mas sendo Ele o Justo Juiz, breve todos nós teremos que comparecer diante Dele para prestar contas. Mas a duvida que não quer calar é - Será que esse povo acredita mesmo em Deus, o Justo Juiz? Tenho minhas dúvidas.


***
Samuel Torralbo é pastor, escritor e colaborador freelancer no Púlpito Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.