2 de set de 2011

O que significa Pentateuco?


(Por André Sanchez)
pentateuco, torá, moisés, bíblia sagradaO Antigo Testamento é composto por 39 livros. Esses livros foram agrupados de forma a facilitar o entendimento do leitor, sendo (Pentateuco, Livros históricos, Livros poéticos, profetas maiores e profetas menores). Dentro desse agrupamento de livros, temos um grupo muito especial de escritos sagrados que se chama Pentateuco.
O que significa Antigo Testamento e Novo Testamento? (Leia e melhore seu conhecimento)
Pentateuco é uma palavra grega “pentateuchos”, que significa “cinco volumes” e que é usada para designar os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio). Os judeus também chamavam esses livros de “A lei” e usam uma palavra muito conhecida para designá-los: Torá.
A autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, porém, algumas de suas partes foram adicionadas por outros autores (por exemplo, a morte de Moisés em Deuteronômio 34).
De maneira simplificada, o Pentateuco narra a história desde a criação do mundo e tudo que nele há, até a morte do grande líder, Moisés. Ele é uma mistura muito homogênea entre a história e a lei de Deus.


Fpnte: esboçando Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.