14 de out de 2011

O que significa impor as mãos?


impor as mãos, imposição de mãos, oração, abençoar, curar
Por: André Sanchez


O ato de impor as mãos é antigo e não tem apenas um significado. Ele foi usado no Antigo e no Novo Testamento com os mais diversos objetivos. O ato era feito quando a pessoa levantava ou colocava sobre alguém uma ou as duas mãos com algum dos objetivos citados abaixo:

Imposição das mãos no Antigo Testamento

Um dos objetivos principais de impor as mãos no A.T. era para invocar bênçãos sobre alguma pessoa. Como exemplo disso temos a imposição das mãos de Jacó (Israel) abençoando Manassés e Efrain (Gn 48. 14).
Também temos o ato de impor as mãos com o objetivo de consagração da pessoa para uma missão, um serviço ou algum cargo. Moisés impôs as mãos sobre Josué e o consagrou como seu sucessor (Nm 27. 23).
Também observamos a imposição de uma das mãos sobre a cabeça do animal que levaria o pecado da pessoa, como um ritual de transferência do pecado do pecador para o animal a ser sacrificado. (Lv 1. 4). Essa forma de impor as mãos teve validade apenas no Antigo Testamento.

Imposição das mãos no Novo Testamento

No N.T. temos mantida a tradição de impor as mãos num ato de abençoar. Como exemplo, temos Jesus abençoando as crianças. “Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” (Mc 10. 16)
O ato de consagrar alguém para determinado serviço, ministério ou cargo, impondo as mãos, também é visto no N.T. Antes de enviarem Barnabé e Paulo para o campo missionário os apóstolos impuseram as mãos sobre eles. “Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” (At 13. 3)
No N.T. vemos também, por várias vezes, o ato de impor as mãos com o objetivo de invocar a cura sobre a vida de alguém. Jesus fez isso diversas vezes: “Ao pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diferentes moléstias lhos traziam; e ele os curava, impondo as mãos sobre cada um.” (Lc 4. 40). Essa forma de impor as mãos também foi realizada pelos apóstolos.
Temos também casos em que eram impostas as mãos com o objetivo de conceder dons as pessoas, num canal da manifestação de Deus. “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.” (At 19. 6)
Na época atual ainda mantemos o costume de impor as mãos, pois é algo bíblico.


Fonte: Esboçando Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.