10 de nov de 2011

5 dicas para enfrentar bem os desafios da vida

                                                         Por André Sanchez


A vida é cheia de desafios. Quem consegue encará-los da melhor forma possível, certamente consegue extrair deles grandes bênçãos para a vida. É nesse pensamento que compartilho com você leitor as minhas 5 dicas para te ajudar a encarar desafios e fazer deles algo super positivo em sua vida.

1 – Cuide da ansiedade

A ansiedade, mais cedo ou mais tarde, acaba batendo à nossa porta. Ela quer tomar conta do nosso coração e destruir a nossa possibilidade de vitória. Os desafios costumam mexer com o nosso emocional. No entanto, barrar a entrada da ansiedade em nosso coração é parte fundamental de nossa vitória sobre os desafios. Nesse sentido, a Bíblia ensina: “lançando sobre ele [Jesus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pe 5. 7). Deus cuida de nós em meio aos desafios. Precisamos crer nisso e assim dissipar a ansiedade do nosso coração. Não descuide, a ansiedade é sorrateira e destruidora!

2 – Faça a sua parte

Apesar de sabermos do cuidado sempre amoroso de Deus, sabemos também que Ele não faz aquilo que deve ser feito por nós. A nossa parte é nossa responsabilidade. Assim, diante dos desafios, precisamos também agir com diligência. A Bíblia nos dá o fascinante título de cooperadores com Deus: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” (1Co 3. 9). Portanto, levante-se e trabalhe firme diante dos desafios! Coloque a mão na massa! Não fique somente esperando as coisas caírem do céu!

3 – Esteja preparado para os maus momentos

Não é porque somos cooperadores de Deus que não teremos momentos de grande dificuldade em meio aos desafios. É bem possível que eles aconteçam. Esteja preparado para eles, pois, assim, você não será pego de surpresa. Prepare-se como um soldado se prepara para uma guerra. Além disso, o próprio Senhor Jesus nos alertou sobre os maus momentos:“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16. 33). Busque a paz de Cristo, se prepare, lute e vença!

4 – Nunca se esqueça de Deus

Muitos, após passarem pelos desafios e obterem as suas vitórias na vida, acabam abandonando Deus. Isso fazem porque acham que já estão preparados, que já são grandes, independentes, poderosos o suficiente para não mais precisar de Deus. Isso é um erro, pois, sem Deus, não há vitória completa em nenhum desafio da vida. Jesus lembrou essa realidade:“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15. 5). Cuidado para não ser mal agradecido e se esquecer de Deus! Fazer isso é cavar a própria cova da derrota!

5 – Permaneça sempre de joelhos

Um homem só será grande, só será um vencedor de verdade, quando conseguir manter-se de joelhos em submissão e humildade perante Deus em todos os momentos. Essa foi a atitude do maior vencedor de desafios de todos os tempos, Jesus Cristo. Ele permaneceu de joelhos em todos os desafios da Sua vida, do inicio ao fim. E que grandes desafios! Portanto, não queira levantar-se numa atitude de independência de Deus, mas mantenha-se sempre guiado pelos seus joelhos dobrados diante do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.