24 de jan de 2012

Os 3 inimigos da vida de oração. Como vencê-los?

oração, inimigos da vida de oração
Por André Sanchez
Orar é talvez uma das práticas bíblicas mais simples que Deus nos deu. Não há grandes segredos para se ter uma boa vida de oração. No entanto, nem sempre o mais simples é o mais fácil. Temos visto em nossa sociedade um distanciamento cada vez maior das pessoas da prática da oração, o que tem feito com que as pessoas experimentem um distanciamento cada vez maior de Deus. Com este artigo gostaria de levantar alguns dos maiores inimigos da vida oração e buscar soluções para superá-los, para que assim possamos ter uma vida de maior comunhão com Deus através da oração.

Inimigo 1 – O tempo

O tempo tem sido apontado por muitos como o grande culpado pelo fracasso em suas vidas de oração. Falta-me tempo é uma frase muito repetida por aqueles que não conseguem ter uma vida de oração satisfatória. Reconheço que um dos maiores trunfos do inimigo é nos manter bem ocupados para que o tempo para Deus nos falte. E é justamente isso que tem acontecido com muitas pessoas. Não conseguem separar um tempo para dedicar ao Senhor, à vida de oração, pois estão com seu tempo totalmente preso em outras prioridades de suas vidas. Qual a solução para isso?
A solução não passa por um caminho fácil. É preciso rever prioridades na agenda. O tempo é matemática pura, assim, não há outra forma, senão fazer ajustes e cortes, trazendo a vida de oração como uma prioridade de vida. Talvez precise dormir menos, ou trabalhar menos, fazer menos horas extras, ou quem sabe diminuir o tempo dos passeios, da TV e da Internet. A análise é pessoal. Um alerta: Você só conseguirá ter tempo para orar se realmente a vida de oração for importante para você; se não for, você fracassará.

Inimigo 2 – O espaço

Espaço é o seu lugar de oração. Vencida a fase de conseguir tempo para orar, costuma aparecer o problema do espaço. Isso acontece porque em nossa sociedade viramos escravos da falta de espaço para o silêncio e a meditação, a falta de espaço para Deus. É difícil achar um momento e um lugar de silêncio, de paz para orar. Em todos os lugares existe barulho e certo tipo de incômodo. Existem casas que têm TVs, computadores e sons ligados em quase todos os cômodos! Parece que as casas modernas foram projetadas para não comportar os momentos de comunhão com Deus. Qual a solução para isso?
A solução passa pela criatividade. É preciso criar esse lugar de oração. Não é algo fácil, principalmente para quem tem família grande. Mas é preciso! Estude o melhor horário para usar algum lugar que você tenha à disposição. Avise sua família, peça colaboração, exponha o seu desejo de ter um momento a sós com Deus. Conheço pessoas que não tem escolha, precisam apelar para a paz das madrugadas… você precisará achar esse lugar, pois ele é necessário para sua vida de oração! Use a criatividade como você a usa para tantas outras coisas que acha importante.

Inimigo 3 – O “eu”

Vencidos os dois primeiros inimigos, costumamos nos deparar com o nosso próprio “eu”. Isso porque não estamos muito acostumados a acalmar o nosso coração e vivermos um tempo de oração de qualidade. A agitação, a falta de vontade, a preguiça costumam ser alguns dos inimigos que se levantam do nosso próprio ser. Ficamos sem assunto, incomodados com o silêncio, com sono… Muitos não suportam esse momento de quietude e coração descoberto diante de Deus. A nossa “carne” pecaminosa muitas vezes se levanta contra esse restabelecimento da comunhão com o Pai através da oração. Qual a solução para isso?
Hábito e comunhão! Enquanto Deus permanece como um desconhecido pelo fato de termos pouco contato com Ele, esse incômodo será muito evidente. Aos pouco Deus vira um dos nossos melhores amigos. E o encontro de oração com Ele se torna um dos momentos mais esperados. Lute contra si mesmo. Tudo que se levanta contra uma vida de oração e comunhão com Deus não vem de Deus, vem dos nossos inimigos! Por isso, fique atento e peça força  a Deus para lidar consigo mesmo.

Conclusão

É evidente que existem outros vários inimigos da nossa vida de oração, mas creio que estes sejam os principais que, se vencidos, nos farão vivenciar uma vida espetacular de oração na presença de Deus.
Comece hoje mesmo a orar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.