7 de jan de 2012

Cabeça feita

Publicado originalmente no site Mantenedor da Fé



Ontem eu fiquei abismado com uma notícia que eu li no site Genizah.
Foi visto o auto-intitulado Apóstolo Renê Terra Nova com a cabeça raspada e afirmações do próprio Renê de que ele havia feito tal ritual por motivos religiosos.
Não pude deixar de lembrar, imediatamente, de que a religião que tem como simbolismo o raspar a cabeça é o candomblé e este ato é feito quando um “filho de santo” está se dedicando mais ao suposto “santo”.
A Wikipédia define:
 As primeiras notícias que se tem da expressão fazer a cabeça no folclore brasileiro datam da época da colonização, quando da chegada dos negros no país. A expressão definiu um ritual das religiões afro-brasileiras, em que a cabeça do filho de um determinado santo era feita. Dentre outras coisas, ela era raspada e um pequeno corte era feito no ponto central de sua cabeça. Este ritual representava o reconhecimento de um novo estado evolutivo espiritual do filho-de-santo que ali estava.
Renê Terra Nova afirmou que:
A noite desta segunda-feira, 02 de Janeiro, ficará marcada no coração de quem esteve presente no Templo do MIR, na celebração da primeira Rede de Homens de 2012, em Manaus. Uma noite de humilhação, choro e quebrantamento, provocado por arrependimentos diante de Deus e súplicas por milagres em todo este ano.
O impacto já foi sentido com o novo visual do Apóstolo Renê Terra Nova, que surpreendentemente raspou a cabeça, em sinal de humilhação e cumprimento de um voto diante de Deus, pedindo que toda vergonha cesse e venha os milagres em favor de cada discípulo e suas famílias. (Conforme consta no blog dele)
Irmão! Até um cego consegue ver que este ato de raspar a cabeça não tem nada de Cristão, nem de “auto-humilhação”. Quem ainda não compreendeu o que está acontecendo, eu explico: O MIR12, o G12, o movimento do suposto patriarca acabou de assumir seu lado macumbeiro. Ou será que como um ato de humilhação e arrependimento o Renê Terra Nova resolveu vender seu jatinho de milhões de reais e entregar 100% do que arrecadar com a venda para o sustento de famílias ribeirinhas do Amazonas? Ou então doou 100% deste valor para a reconstrução de creches no Haiti?

Isto é humilhação?
Com todo respeito aos praticantes das religiões afro-espíritas, mas não dá para aceitar um suposto pastor evangélico fazer tais atos.
Se ele tivesse raspado a cabeça para fazer um tratamento de câncer, ou então porque tinha dado piolho (risos) até poderíamos aceitar, mas para fins religiosos isto é MACUMBA e da pior espécie!
Como em toda seita, no MIR12 não foi diferente. Imediatamente após o líder máximo ter feito uma insanidade destas, vários outros seguidores imitaram o ato e todos os demais estão defendendo a atitude de forma homérica.
Veja as fotos:
Para não ficar qualquer dúvida sobre ser ou não ser um ato de humildade, veja que este ato foi anunciado de púlpito, com várias fotos e publicações (inclusive no próprio blog do suposto patriarca) e até mesmo com o grupo de dança fazendo dancinhas de reverência a atitude do cara. Isto está longe de ser uma humilhação, no mínimo poderíamos dizer que é uma atitude de fariseus que mandavam tocar buzinas diante de si quando faziam jejum ou quando davam ofertas.
Vamos buscar a sobriedade e deixar de considerar este movimento herético chamado MIR12 (ou G12) como evangélico. Isto está longe de ser cristianismo!
Mateus 6:2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Mateus 6:5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Mateus 6:16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.