5 de fev de 2012

Agora é só vitória?



Por Pr. Sylas S. Neves
Ministro da Assembléia de Deus – Ministério de Belo Horizonte
Publicado originalmente no blog do Pr. Sylas S. Neves
Agora é só vitória,
Agora é só vitória,
Agora é só vitória, só vitória
A prova acabou,
A luta foi embora,
Agora é só vitória, só vitoria ♪
Ojeriza – creio ser esta a melhor palavra empregada para expressar o que o sinto, ao ouvir grande parte dos sucessos gospel da atualidade. Infelizmente os “grandes e megas artistas” dessa ala “evangélica e global” estão lançando músicas empolgantes, ricas em arranjos e pobres em consistências bíblicas.
Há alguns meses atrás, ao ouvir pela primeira vez a música: “UM NOVO VENCEDOR”, cantada por uma das cantoras preferidas da “ala pentecostal” do momento; fiquei boquiaberto com a capacidade infeliz com que grande parte dos “evangélicos” tem em substituir verdades bíblicas por composições mentirosas e sem respaldos bíblicos.
Vaticino que já estou preparado para lidar com as censuras dos fãs gospel espalhado pelo Brasil afora! Aliás, digo que estou pronto para duelar e questionar alguns pressupostos que estão ganhando rótulos de “verdades doutrinárias”.
Não dá mais para agüentar canções que só enfatizam bênçãos deixando de lado verdades contundentes que ensinam os cristãos a permanecerem firmes na fé, a encararem as tribulações, pois, através delas, nos importa entrar no reino de Deus. (Atos 14.21-22)
Como um sedento em meio a um deserto, tenho andado ávido a procura de músicas com coerências bíblicas! Mas, infelizmente, quando penso que encontrei um oásis, deparo-me com uma terrível miragem.
Não quero pegar leve, não ousarei fazer “política de boa vizinhança” e nem pretendo ficar em cima do muro, antes, vou direto ao ponto, afirmando que a letra de uma música que não passa pelo crivo das Sagradas Escrituras constitui um falso “evangelho” cantado, por isso, deve ser descartado, pois são “boas novas” anátemas.
Cristo, ao libertar a mulher adúltera não disse para ela: – minha filha A PROVA ACABOU, A LUTA FOI EMBORA, AGORA É SÓ VITÓRIA, SÓ VITÓRIA! Pelo contrário, após salvá-la, Ele a advertiu dizendo: vá e não peques mais! (João 8:11)
O mesmo Jesus ao instruir aos seus discípulos não disse: vocês foram PROVADOS E APROVADOS, AGORA É SÓ VITÓRIA! Pelo contrário, Ele os advertiu afirmando:
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”(Mateus 10:16).
E não parou por ai, Ele ainda os censurou “levemente” dizendo:
Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas”. (Mateus 10:17)
Sinceramente, não consigo visualizar uma ovelha rodeada por lobos cantando: AGORA É SÓ VITÓRIA, SÓ VITÓRIA! Será que Jesus estava brincando? Será que estava sendo irônico? Ou será que Ele havia perdido a noção da realidade? Afinal de contas, UM NOVO VENCEDOR QUE SURGE deve ser conduzido ao pódio, e não levado como ovelha para o meio de lobos! O NOVO VENCEDOR deve estar no palco, cantando SABOR DE MEL, enquanto os lobos, ou melhor, os adversários devem estar na platéia, vislumbrados e cantando: QUEM TE VIU! QUEM TE VÊ!
Se AGORA É SÓ VITÓRIA! SÓ VITÓRIA! for verdade, preciso excluir inúmeras passagens da Bíblia, principalmente os ensinos de Cristo e do apóstolo Paulo.
Creio que o refrão: A PROVA ACABOU, A LUTA FOI EMBORA, AGORA É SÓ VITÓRIA! SÓ VITÓRIA! Deveria ser cantando apenas num culto fúnebre, mesmo assim, somente daqueles que morreram em Cristo! Para estes sim: A PROVA ACABOU, A LUTA FOI EMBORA, AGORA É SÓ VITÓRIA! SÓ VITÓRIA!
Se esta música é de Deus, como afirmam muitos “pentecostais” preciso com muita urgência, rever meus conceitos e buscar outros modelos para a minha caminhada cristã! Pois, ainda sou fascinado e procuro me espelhar naqueles que foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; nos que experimentaram escárnios, açoites, cadeias e prisões”. (Hebreus 11:35-36)
Vibro veementemente com os que foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada. Identifico-me com os que andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados e foram considerados como (homens dos quais o mundo não era digno)”. (Hebreus 11:37-38)
“Infelizmente”, estes gigantes da História durante as suas existências humanas não puderam cantar que AS PROVAS haviam se acabado! Pelo contrário, a exemplo de Paulo, os Heróis da Fé foram: atribulados, angustiados; perplexos, perseguidos e abatidos; para estes a vitória somente teve SABOR DE MEL no dia em que tombaram nesta vida!
Falando em Paulo, se UM NOVO VENCEDOR é aquele cuja PROVA ACABOU e a LUTA FOI EMBORA e AGORA É SÓ VITÓRIA! Então o maior líder do cristianismo foi um grande fracasso, pois, ao escrever para a Igreja em Corinto os sofrimentos que havia padecido por amor ao Evangelho, ele enumerou lutas sobre lutas:
Recebi dos judeus cento e quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez”. (2 Coríntios 11:24-27).
“Pobre” apóstolo Paulo, mesmo após passar por tudo isto, inúmeras lutas e infindáveis provas ele não pode cantar que AS PROVAS haviam se acabado! Na verdade, PROVAS maiores ainda estavam por vir.
Rotulando-se o menor entre todos os apóstolos (1 Coríntios 15:9), e sentindo-se PEQUENO, velho e solitário, Paulo foi jogado EM UM VALE ESCURO E FRIO, chamado de masmorra. E dentro desta fria e fétida prisão, ele sentiu-se traído; desamparado por Demas; precisando reconciliar-se com João Marcos; ferido por Alexandre o latoeiro e desamparados por todos os irmãos.
Pelos olhos da fé, ao ler suas últimas palavras endereçadas ao amigo Timóteo; vejo que SEU GEMIDO DOÍA NA ALMA… TRAZENDO À PELE UM ARREPIO. Sabendo que estava sendo oferecido em libação, e que a morte velozmente se aproximava; no lugar de cantar A PROVA ACABOU, ele declamou:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (2 TM 4:7)
Após, tantas lutas e provas, o vencedor não foi conduzido para um pódio, mas, foi levado para uma guilhotina, onde teve sua vida ceifada e sua cabeça decapitada.
Francamente, tenho dificuldades em imaginar que algum dia, em alguma cidade ou em alguma prisão, o nobre Paulo, enquanto ser vivente, tenha pensado em cantar que A PROVA ACABOU e a LUTA FOI EMBORA e AGORA É SÓ VITÓRIA! Mas, consigo vislumbrar o brilho de seus olhos quando afirmou:
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”. (2 Coríntios 4:17)
Paulo, como amante das Sagradas Escrituras sabia que “muitas são as aflições do justo” e que no mundo teria aflições! (Salmo 34:19 e João 16:33)
Não poderia encerrar esta reflexão sem mencionar Davi, alguém citado e inferido na letra dessa música.
Se tentarmos fazer uma conexão entre a letra dessa música com a narrativa bíblica da vida do maior rei de Israel, certamente concluiremos que o AGORA É SÓ VITÓRIA! SÓ VITÓRIA! Tornou-se real para ele, somente no dia de sua morte, pois, durante toda a sua existência o “homem segundo o coração de Deus” enfrentou lutas atrás de lutas, provas atrás de provas, gigantes após gigantes, ursos após ursos; chorou, gemeu, errou, decepcionou-se, teve parte de sua família destruída, enfrentou incestos, castigos, punições e restrições.
Acredito piamente que Davi como compositor, salmodiador e principalmente amante da Palavra, se tivesse a oportunidade de escolher entre o AGORA É SÓ VITÓRIA! E o hino 126 da harpa cristã, ele optaria sem titubear pela segunda opção e energicamente cantaria:
♪♪Quem quiser de Deus ter a coroa,
♪♪Passará por mais TRIBULAÇÃO;
♪♪Às alturas santas ninguém voa,
♪♪Sem as asas da HUMILHAÇÃO;♪♪♪♪
Que a graça de Deus continue superabundando em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.