16 de fev de 2012

A igreja está dividida? os problemas de um povo que se transformou em milhares

Irmãos ou inimigos? Pastores se digladiam e apresentam discursos contraditórios aos textos bíblicos



A igreja está dividida? os problemas de um povo que se transformou em milhares
Desde a Reforma Protestante, em 1517, o cristianismo passou a ser dividido entre católicos e protestantes, enquanto o primeiro grupo continua sendo liderado pelo Vaticano o segundo está a cada dia mais subdividido provocando guerras teológicas entre os evangélicos.
O fato gera muita discussão: por que há tanta divisão nas igrejas evangélicas? Os problemas seriam doutrinários, teológicos ou simplesmente por discussões entre líderes e liderados?
Cada caso é um caso, e não é possível numerar todas as divisões que os protestantes enfrentaram desde época de Martinho Lutero. Mas nos dias de hoje isso é tão comum que os membros não sabem o que fazer e no meio dessas “guerras” acabam se ferindo e deixando de frequentar alguma denominação.
Ou pior, são levados a desacreditar em certo ministério por orientação de líderes que se sentem intimados com a criação de novas igrejas. Recentemente o bispo Edir Macedo chegou a divulgar diversos vídeos onde pessoas supostamente endemoniadas faziam críticas severas ao apóstolo Valdemiro Santiago, que saiu da Igreja Universal e fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, e também aos seus pastores.
Para o pastor Paulo Siqueira essas divisões são desastrosas. “O avanço dessas divisões foi rápido e também desastroso, pois no meio neopentecostal nasceu à teologia da prosperidade, influenciada diretamente pelo consumismo e materialismo americano, teologia que cresce de forma desordenada, sem fundamentação consistente”, diz.
Mas para o pastor da Igreja Quadrangular a teologia da prosperidade é apenas um dos vários problemas gerados pela divisão das igrejas protestantes. Pois os valores da Reforma foram esquecidos e o imediatismo passou a nortear a fé das pessoas. “A espiritualidade dá lugar a uma materialidade só compreendida como consumo, pois Deus tem que ser materializado através das conquistas materiais”, revela.
Discursos distintos em uma mesma religião
Muitas dessas denominações acabam se afastando da Palavra de Deus e disseminam discursos totalmente contraditórios ao texto bíblico. Fato explicado pela hermenêutica, ou interpretação dos textos sagrados, conforme ensina o teólogo Dorival Guimarães.
“Há duas formas básicas de ler a bíblia: Da forma histórico-gramatical e da forma simbólica”, diz o professor do Seminário Teológico Batista Nacional explicando que na primeira “ler o texto bíblico como ele significou para o autor do mesmo, em sua época e contexto onde a autoridade da mensagem bíblica passa a ser do autor, o porta-voz de Deus”.
Já na forma simbólica o pregador decodifica “a mensagem escondida por Deus nos textos, onde a autoridade da mensagem bíblica passa a ser do intérprete”. E é aí que mora o perigo. “De uma forma geral essas igrejas são propagadoras de uma mensagem especial e de particular interpretação dada ao seu criador, onde a palavra do pastor tem mais autoridade que os escrito bíblico”, diz.
Em um dos vídeos divulgados pela IURD uma das pessoas entrevistadas, possuída por espíritos malignos, diz que os responsáveis pelas curas na igreja de Valdemiro Santiago são os demônios e o líder ainda dá ênfase a essa questão dizendo para as pessoas não acreditarem em igrejas que só pregam cura. Mas afinal, o Deus da Igreja Universal não é o mesmo Deus que é pregado na Igreja Mundial?
“Cada um criou sua Bíblia defendendo suas verdades. Para isso, anulam a história e a tradição da igreja, para que seus nomes se projetem acima de tudo”, opina o pastor Siqueira que lidera o movimento “Voltemos ao evangelho puro e simples”.
Em um dos vídeos publicados no blog do bispo Edir Macedo as críticas foram severas a Valdemiro, mas procurada sua assessoria não respondeu os insultos dos vídeos anteriores e em seu Twitter o fundador da Mundial apenas retuitou a mensagem que diz “Por favor não percam tempo ouvindo o que demônios dizem, ouça o que Deus tem a dizer, eu faço isso e sei que Deus está na @impd_oficial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.