8 de fev de 2012

Porque o Espiritismo atrai tanto?


Adaptado do texto do Rev. Ângelo Vieira da Silva
publicado no blog Regulae Fidei Via: Mantenedor da Fé
No dia 1º de Abril de 2011, dia da mentira, estreou em todo Brasil mais um produção espírita: “As mães de Chico Xavier”. Sob o danoso problema da saudade dos parentes falecidos, três mães buscam o conforto no principal médium brasileiro, Francisco Cândido Xavier. Em 2010 o filme “Nosso lar” estreou e, antes destes, muitos outros famosos como “O sexto sentido” e “Ecos do além”. É interessante observar como a tônica espírita ganha terreno no nosso país e fora dele. Porém, por que o espiritismo atrai tanto as pessoas?
Creio que o amor familiar seja um dos motivos. Não são poucas as pessoas que participam de sessões espíritas desejando conversar com alguns dos seus entes falecidos mais queridos. Isto pode ser bem observado no filme “Chico Xavier” (2010). Afinal, um recado do além pode ser bem consolador em muitos casos dramáticos.
O cristianismo e o misticismo brasileiros são campos férteis para o espiritismo. Utilizando-se de conceitos cristãos (trechos isolados retirados do contexto da Bíblia) ensinam seu caminho místico, como se espiritismo e cristianismo ensinassem a mesma verdade ou simplesmente se completassem mutuamente. Todavia, sabemos que não é assim. Qualquer homem gostaria de ouvir uma mensagem onde o inferno e o pecado original não existem; uma mensagem em que há um caminho abarrotado de oportunidades de melhoramento e evolução diante de si. Mas, o princípio espírita não se adéqua as Escrituras Sagradas.
É claro que preciso citar a curiosidade do homem como um dos fatores atraentes no espiritismo. O misticismo supracitado torna o brasileiro extremamente curioso e supersticioso. Terapias alternativas, por exemplo, são assuntos constantes em matérias da TV e dos jornais. Quem nunca ouviu falar do tal Dr. Fritz? Aquele que faz atendimento espiritual no Brasil através de um médium?
A mídia continua muito a favorecer a expansão do espiritismo no Brasil. Não são apenas os filmes aqui lembrados, mas também as novelas como: A Viagem, Mandala, Renascer… e livros como os de Paulo Coelho e Jorge Amado.
Creio que a Liberdade de Culto em nossa Constituição, tão preciosa por um lado, proporciona o efeito colateral do crescimento do espiritismo no Brasil. São mais de 5.000 casas, ou templos. São mais de 80 milhões de pessoas envolvidas com as várias correntes espíritas.
O que pensar de tudo isto? Ora, a Igreja ainda precisa lutar pela Verdade. Preparados para responder a qualquer um:
1º Pedro 3:15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
os santos devem batalhar por tudo que receberam do Senhor Jesus:
Judas 1:3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
A Palavra de Deus condena a consulta aos mortos:
Isaías 8:19-20 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?  | À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
Deuteronômio 18:9-12 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. | Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; | Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; |Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.
e ressalta ser impossível ao homem a comunicação com os mesmos
2º Samuel 12:22-23 E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? | Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
A mediunidade é abominação:
2º Reis 23:24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do SENHOR.
e as adivinhações são obras das trevas:
Atos 16:16-18 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. | Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. | E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu
A Bíblia é clara ao demonstrar que depois da morte só há juízo:
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hebreus 9:27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.