28 de mai de 2014

A Rede Globo, Adnet e a evangelicofobia


A mesma grande mídia que condena os vídeos da Internet considerados ofensivos às religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) e cobra a sua retirada dali tem sido conivente e incentivadora quanto a vídeos que ofendem os evangélicos. Por que a Rede Globo, por exemplo — que posa de emissora politicamente correta, respeitadora de todas as crenças —, permite que o “engraçadíssimo” Marcelo Adnet e sua equipe zombem de Jesus Cristo e estereotipem os evangélicos?

Por que a maior emissora brasileira continua, em pleno século XXI, sugerindo que os evangélicos são ignorantes, fundamentalistas, fanáticos e retrógrados? Ora, não sabe ela que no meio evangélico há educadores, médicos, juízes, internacionalistas, advogados, jornalistas, engenheiros, arquitetos, psicólogos, profissionais respeitados, senadores, deputados, políticos, etc.? Chega de evangelicofobia, ainda que tácita!

Afinal, já que a Globo se considera laica, imparcial em termos de religião, a ponto de pregar o ecumenismo e o respeito a todas as crenças, seria bom que ela também se opusesse a todas e quaisquer manifestações 
— inclusive as tidas como engraçadas — preconceituosas e que ofendam, de alguma maneira, algum segmento religioso. Como se não bastassem as novelas da aludida emissora, que zombam da fé cristã e estereotipam as mulheres evangélicas, agora vem o Marcelo Adnet escarnecer do evangelicalismo com uma paródia sem graça e ofensiva do seriado Friends, a qual ele, “de modo genial”, chama de Crentes?!

Antes que alguém diga: “Basta não assistir a Rede Globo”, informo que a questão aqui não é dar ou não audiência a essa emissora. Independentemente disso, somos cidadãos e vivemos em um país democrático. Se, como tais, somos cobrados, acusados de ser intolerantes e de não respeitar as outras religiões; e, se exigem que nos calemos, por que os que assim se nos opõem podem nos ridicularizar à vontade através de um humor zombeteiro e evangelicofóbico?

Fonte: Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.