5 de ago de 2014

Cuidado com o Significado Oculto da Raiz de uma Palavra

CuidadoComOSignificadoOcultoDaRaizDeUmaPalavra
Continuando a série “Manejando mal a Palavra da Verdade”, veremos hoje o perigo de se utilizar o significado das palavras de maneira equivocada. Leia o artigo a seguir para entender melhor:
No meu seminário, eu frequentemente leciono o curso introdutório de grego. No primeiro ou no segundo dia de aula, eu e pelo menos um aluno temos a seguinte conversa típica durante um dos intervalos:
- Dr. Cara, é verdade que pecado no Novo Testamento significa “errar o alvo”?
- Bom, não exatamente. Na Bíblia, pecado significa violar a lei de Deus. Sim, é verdade que a palavra grega traduzida como “pecado”, hamartia, é uma combinação de “não” e “alvo”, mas esse não é seu significado na Bíblia.
- Estou confuso. Muitas pessoas já me disseram que o real significado é “errar o alvo”.
- Muitos séculos antes do Novo Testamento ter sido escrito, a palavra pode ter sido cunhada baseada em alguém atirando uma lança e “errando o alvo”. Mas isso não tem relação com o significado da palavra no Novo Testamento. De fato, enfatizar “errar o alvo” como o significado real pode induzir as pessoas a pensarem que pecado é apenas quando alguém tenta o seu melhor e falha – ela tentou acertar o alvo, mas errou. Se me permite dizer, você está confundindo a história de uma palavra e sua possível derivação original com o seu significado durante o período do Novo Testamento. Você está cometendo aquilo que se chama de “falácia etimológica”, sobre o qual falaremos mais tarde no curso.
- Ah… próxima pergunta: predicados nominais cairão no teste amanhã?
Etimologia
Antes de abordar algumas falácias etimológicas, um breve resumo de como as palavras “funcionam” é útil.
Veja o resumo e o desenvolvimento sobre as falácias etimológicas lendo o artigo completo:

Por:
 Robert Cara. Extraído do site 
www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Word-Study Fallacies.
Este artigo faz parte da edição de Janeiro de 2014 da revista Tabletalk.
Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Cuidado com o Significado Oculto da Raiz de uma Palavra
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Fonte: Voltemos ao Evangelho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.